Minas sai na frente e implanta o livro contábil digital

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.

Minas Gerais sai na frente e é o primeiro Estado a implantar o livro contábil digital.
O projeto pioneiro começou a ser desenvolvido em Minas Gerais há três anos, em um trabalho entre a Jucemg, Receita Federal, Serpro e Prodemge, e faz parte do Projeto Descomplicar da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG).
De sua casa ou de seu escritório, o empresário (ou seu contabilista) poderá montar, assinar (utilizando certificação digital) e enviar o livro eletrônico para o Sped Contábil, além de receber informações do andamento do trabalho.
 

Vantagens

O Sped Contábil (Sistema Público de Escrituração Digital) é um dos três pilares do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) para informatizar e interligar a arrecadação de tributos no País.
À Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, caberá autenticar o documento eletrônico. O Saed (Sistema de Autenticação da Escrituração Digital), desenvolvido pela Prodemge, já foi testado e fará a interface entre a Jucemg e a Receita Federal.
A principal vantagem será o custo menor para as empresas, já que elas não terão de imprimir e encadernar os livros fiscais, evitando acúmulo de papéis e seu armazenamento, além do vai-e-vem dos documentos.
O Sped Contábil visa a substituição da emissão de livros contábeis (Diário e Razão) em papel pela sua existência apenas digital. Os livros Diário e Razão serão gerados a partir de um mesmo conjunto de informações digitais.
O arquivo deverá ser assinado digitalmente pelo empresário ou representante legal da sociedade empresária e pelo contabilista responsável pela escrituração. O aplicativo conterá, também, funcionalidades para a realização das assinaturas. Depois de assinado, o arquivo será encaminhado para o Sped que vai disponibilizar para a Junta Comercial as informações necessárias à autenticação.
A Junta fará uma série de validações próprias e depois autenticará o livro eletrônico entregue. Essa informação de autenticação é fornecida ao titular da escrituração por intermédio do Sped, pela Internet.

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.