Administração da Jucemg se reúne com vogais e apresenta resultados do biênio 2019-2020

Publicado em: 12 de Fevereiro de 2021, há 3 anos.

Diretores destacam redução de custos, investimentos em tecnologia e melhoria na prestação de serviços

Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira, dia 10, o presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, Bruno Falci, acompanhado de membros da administração, apresentou aos vogais da autarquia um balanço das ações e resultados alcançados desde o início da nova gestão, em fevereiro de 2019. 

Os trabalhos foram abertos pelo presidente Falci, que ressaltou o objetivo do encontro: compartilhar com os vogais as ações de cada diretoria da Jucemg, no sentido de alinhar as informações e, desta forma, a partir de sugestões e críticas, melhorar cada vez mais a gestão e prestação de serviços à sociedade mineira. 

A Secretária Geral Marinely de Paula Bomfim comandou o encontro e foi a primeira a fazer o balanço das ações de sua área. Ela destacou a evolução qualitativa no formato de julgamento dos recursos do Plenário e o aperfeiçoamento na forma de os vogais expressarem seus votos em plenário. 
Em seguida, foi a vez do Diretor   de Integração, Negócios e Tecnologia Henrique Peixoto Petrocchi da Costa, que falou sobre as metas alcançadas com a Redesim e a Sala Mineira do Empreendedor. Segundo ele, atualmente 306 municípios já aderiram à Redesim e estão implantadas no Estado 243 Salas Mineiras do Empreendedor. Petrocchi mostrou os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos dois anos na autarquia, que trouxeram um ganho de agilidade, simplificação e desburocratização na prestação de serviços aos usuários, sem perda de segurança.

O Diretor Gustavo Henrique Campos dos Santos apresentou os resultados de Planejamento, Gestão e Finanças. Ele destacou o comportamento da despesa em 2020, que foi de R$ 27,9 milhões, 8,82% menor do que em 2019 e 25,80% menor que em 2018. Ressaltou os resultados de redução de custos da autarquia, que foi de 31,7% por mês com a readequação de 34 contratos administrativos envolvendo pessoal, manutenção de elevadores e manutenção predial. Também citou o corte de gastos com telefone, transporte, que passou a ser feito por aplicativos, e a extinção de escritórios regionais. Uma das principais medidas adotadas, segundo ele, foi a devolução em abril do ano passado de sete dos 14 andares da sede da Jucemg, o que proporcionou a redução em 41% da despesa com aluguel e de 45,90% com energia elétrica, água, IPTU e manutenções diversas. 

Ao iniciar a sua fala a Diretora de Registro Empresarial, Lígia Xenes Gusmão Dutra, lembrou que a Jucemg, desde 2019, já vinha se preparando para adotar o sistema de atendimento virtual e de teletrabalho. Com a pandemia, este processo foi agilizado e, segundo ela, os servidores da autarquia se adaptaram com rapidez e eficiência, o que resultou em melhoria no atendimento aos usuários e agilidade na solução de demandas. Ligia Dutra também destacou a implantação imediata de novos procedimentos ditados pela IN81/2020 e pela Lei da Liberdade Econômica além da atualização dos entendimentos.

Encerrando as apresentações, o vice-presidente Sauro Henrique de Almeida falou das competências que envolvem a sua área, incluindo as relacionadas à corregedoria. Sauro Almeida elencou o êxito na instauração de processos disciplinares via sistema eletrônico – SEI e lembrou o maior êxito nas ações de fiscalização das atividades dos Leiloeiros Públicos Oficiais, que trouxeram qualidade, eficiência e celeridade ao processo. O vice-presidente da Jucemg indicou ainda a virtualização dos procedimentos para recadastramento anual dos tradutores juramentados, a nomeação de tradutor ad hoc no idioma eslovaco ocorrida este ano e os primeiros passos dados no planejamento para abertura de concurso público de tradutores e intérpretes. 

Durante a reunião virtual, vários vogais se manifestaram e elogiaram os avanços da Junta Comercial na atual gestão. Nourival de Souza Resende Filho ressaltou que a “virtualização dos processos” trouxe um avanço muito grande para a Jucemg. Já a vogal Rosa Abreu declarou que “a gestão da autarquia de interatividade com os usuários traz soluções que otimizam e dão ritmo às demandas. ” Segundo ela, a adesão de municípios à Redesim e a ampliação das Salas Mineiras do Empreendedor dão agilidade aos serviços prestados principalmente aos contabilistas e empresários do Estado. 

Quem também se manifestou foi o vogal Antônio César Ribeiro, ao dizer que os números e resultados apresentados pela gestão da Jucemg “têm que ser divulgados não somente para os usuários, mas também para as autoridades, cujos pontos de vista estão sendo refletidos aqui”. O vogal José Ailton fez questão de comentar a política de redução de custos da Junta ao afirmar que isto é exemplo de gestão com “eficiência sem reajuste”. E Gustavo Aguiar deu “parabéns a todos pelo trabalho realizado e os resultados alcançados”. 

Ao encerrar a reunião virtual, o presidente Bruno Falci agradeceu a participação de todos, elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pelos vogais, servidores e diretores e disse ter certeza que a Jucemg está no rumo certo na busca de uma prestação de serviços cada vez melhor aos cidadãos. Destacou que esta foi a orientação dada pelo governador Romeu Zema quando a nova gestão assumiu em fevereiro de 2019. Ele também anunciou que encontros como o desta quarta-feira serão realizados ao longo deste ano como uma forma de alinhar as informações e qualificar todos os setores da Jucemg.  

Mais informações acesse: Gestão Jucemg - Prestação de Contas

 

Publicado em: 12 de Fevereiro de 2021, há 3 anos.