Redesim e Sala Mineira já estão presentes em grande parte do Estado e são referência no empreendedorismo estadual

Publicado em: 26 de Julho de 2021, há 1 mês.

Jucemg é o gestor do processo que simplifica e integra o registro empresarial

A Redesim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – atingiu em julho o total de 351 municípios integrados ao sistema. Somente neste mês foram integrados os municípios de Moeda, Franciscópolis, São Gotardo, São João da Ponte, Nova Era, Ninheira, Matutina, Ervália, Ubaí, Limeira do Oeste e Caparaó. Ao todo, em 2021, ocorreram 45 integrações, lembrando que a meta pactuada para este ano é 40 integrações. A Redesim é responsável por estabelecer diretrizes e procedimentos para a simplificação e a integração do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicos nos âmbitos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Em relação às Salas Mineiras, que são um ponto importante de apoio nos municípios em relação ao empreendedorismo e à Redesim, em julho elas passaram a funcionar em Franciscópolis, Ibirité, Cabo Verde, Matutina,
São Gotardo,  Medina e Catuji. No total, já estão em funcionamento no Estado 285 Salas Mineiras, sendo que este ano foram implantadas 33 ultrapassando assim a meta do ano, que é de 30.

A Sala Mineira do Empreendedor propicia a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento econômico local, tornando-se o ponto único de contato do empreendedor com o poder público. Evita-se, assim, a peregrinação a diversos órgãos e o cidadão tem acesso a informações, serviços e capacitações disponibilizadas pela Jucemg, Sebrae, Prefeitura e, eventualmente, por entidades parceiras. Já a Redesim foi criada pela Lei Federal 11.598/2007 e tem como objetivo integrar e simplificar o processo de formalização de pessoa jurídica, permitindo que o registro e o licenciamento sejam realizados de forma linear e digital.
O presidente Bruno Falci tem destacado que, ao assumir a gestão da autarquia, recebeu do governador Romeu Zema a orientação de trabalhar para que a Junta possa facilitar, desburocratizar, agilizar e simplificar o setor de registro empresarial no estado. A Jucemg, que é a entidade responsável pela gestão dessa política em Minas Gerais, tem constatado que com a ampliação da adesão de prefeituras à Redesim, o tempo de abertura de empresas tem diminuído consideravelmente, trazendo mais segurança e confiança para o empresariado mineiro.

Publicado em: 26 de Julho de 2021, há 1 mês.