Jucemg passa a oferecer matrícula de leiloeiros e tradutores totalmente online

Publicado em: 5 de Novembro de 2025, há 2 horas.

Modernização segue diretrizes da Liberdade Econômica e reforça o protagonismo da autarquia na transformação digital dos serviços oferecidos   

A Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) passou a realizar os serviços de matrícula de leiloeiros oficiais e tradutores e intérpretes públicos de forma totalmente digital. 

A medida, que entrou em vigor no dia 1º/11, faz parte do processo de modernização dos serviços da autarquia e está alinhada ao Decreto Estadual de Liberdade Econômica - cujo propósito é incentivar a desburocratização e a agilidade nos atendimentos ao cidadão. 

“Essa mudança reforça o compromisso da Jucemg com a inovação, a eficiência administrativa e a melhoria da experiência do usuário, consolidando seu papel de destaque na transformação digital dos serviços públicos em Minas Gerais”, comenta a presidente da autarquia, Patricia Vinte Di Iório.  

Desenvolvido internamente pelas equipes da Assessoria Estratégica e do Núcleo de Cadastro e Fiscalização de Agentes Auxiliares (NCFAA), o projeto utiliza a tecnologia BPMS (Business Process Management Suíte), que permite automatizar fluxos de trabalho e eliminar a necessidade de procedimentos manuais. 

Com a digitalização, os requerimentos de matrícula agora são feitos de maneira mais rápida, segura e simples, com acompanhamento em tempo real, assinatura digital pelo Gov.br e maior previsibilidade garantida pela aprovação tácita. 

De acordo com o servidor Antônio Evangelista, da Assessoria Estratégica, a automação representa um salto de eficiência. “Softwares como o BPMS revolucionam a gestão pública, pois permitem automatizar processos e garantir controle e integração entre sistemas”, explica. 

Já a gerente do NCFAA, Anna Paula Côrrea, destaca os ganhos para o cidadão. “O novo formato oferece mais agilidade e comodidade para quem precisa dos serviços da Jucemg, com menos etapas e mais transparência”, diz.

A secretária-geral da autarquia, Marinely Bomfim, ressalta o caráter pioneiro da medida. “A Jucemg é a primeira junta comercial do país em que o processo de automação de matricula de leiloeiros e tradutores contempla a funcionalidade da aprovação tácita, prevista na Lei 13.874, Lei da Liberdade Econômica, que se aplica às profissões”, diz.

O que são os agentes auxiliares 

Os leiloeiros oficiais e tradutores e intérpretes públicos são profissionais que exercem funções essenciais ao bom funcionamento das atividades comerciais, assegurando transparência, legalidade e confiança nas relações entre empresas, cidadãos e o poder público. Esses agentes são matriculados e fiscalizados pelas Juntas Comerciais, conforme normas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI). 

 

Publicado em: 5 de Novembro de 2025, há 2 horas.