Jucemg celebra 132 anos com perto de 3 milhões de empresas registradas em Minas Gerais 

Publicado em: 4 de Julho de 2025, há 23 horas.

Marco histórico é acompanhado por avanços tecnológicos e ações para simplificar o ambiente de negócios no estado 

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) completa neste sábado (5/7) 132 anos de atuação com um acervo composto por 2.986.465 milhões de empresas ativas em sua base de dados, em levantamento atualizado em 1º de julho. 

São 1.760.852 de inscrições de Microempreendedores Individuais (MEIs), cujas formalizações ocorrem diretamente pelo Portal do Empreendedor, e outras 1.225.616 milhão de empresas de variados tipos jurídicos, com destaque para a sociedade empresária limitada, com 812.443 registros, seguido de empresário individual, com 398.958 anotações. 

“Mais que comemorar um número ou uma data, celebramos uma trajetória de compromisso com quem empreende e faz a economia mineira acontecer. A Jucemg se reinventa continuamente para ser cada vez mais eficiente, acessível e integrada aos novos desafios do desenvolvimento”, afirma a presidente da autarquia, Patricia Vinte Di Iório. 

Responsável pelos registros mercantis como abertura, alterações e encerramentos empresariais, a Jucemg é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, integrando o ecossistema do empreendedorismo no estado. 

“A Jucemg é uma das entidades do sistema de desenvolvimento econômico do Governo de Minas que precisa ter, cada vez mais, seu trabalho reconhecido, especialmente no que diz respeito aos esforços para trazer segurança e agilidade a todos aqueles que desejam empreender no estado. Parabenizo a todos que fazem da instituição uma referência nacional entre todas as juntas comerciais”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.  

Ritmo crescente de abertura de empresas 

As ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios têm contribuído para o processo de abertura de empresas em Minas Gerais. Entre janeiro e maio deste ano 49.786 empresas foram formalizadas no estado, desempenho 24,47% superior em relação ao mesmo período de 2024, quando foram abertos 39.997 novos empreendimentos em Minas. 

O crescimento tem sido impulsionado por investimentos em tecnologia. 

Todos os procedimentos de abertura de empresas são feitos online, com possibilidade de formalização rápida por meio de computador ou celular. 

Um dos principais avanços tecnológicos é o sistema de registro automático. De janeiro a junho deste ano, 74.062 processos foram concluídos sem intervenção humana — alta de mais de 1061,39% desde a implantação do modelo, em 2019. A funcionalidade é válida para atos simples como constituição e extinção de sociedades limitadas e de empresários individuais. 

Integração com municípios via Redesim 

A Jucemg também tem ampliado a integração municipal por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que já alcança 556 municípios mineiros, o equivalente a mais de 90% dos negócios abertos no estado. 

Redesim + Livre agiliza licenciamento 

Outra frente de modernização é o Redesim + Livre, solução tecnológica que desburocratiza etapas municipais de abertura de empresas nos municípios que aderiram à legislação de Liberdade Econômica, por meio do Minas Livre Para Crescer, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Em funcionamento em 71 cidades — 31 delas aderindo apenas em 2025 —, o sistema permite a emissão automática de documentos como inscrição municipal e alvará de funcionamento. Nos municípios participantes, mais de 120 mil inscrições municipais foram emitidas desde a adoção da plataforma, com redução de até 66% no tempo de resposta. 

Mais atividades dispensadas de alvará 

Minas Gerais também ampliou a lista de atividades consideradas de baixo risco, que agora soma 915 ocupações. A decisão, coordenada pela Jucemg, isenta empreendimentos como fabricação de chopes e cervejas, tecidos de metal e embalagens plásticas da necessidade de alvarás e licenças para funcionamento. 

Apoio local com as Salas Mineiras 

Para fortalecer o empreendedorismo nos municípios, a Jucemg mantém a Sala Mineira do Empreendedor em 489 cidades. O projeto, em parceria com o Sebrae Minas e prefeituras, oferece suporte para pequenos negócios, orientações sobre registro e integração com a Redesim. 

Patrimônio institucional mineiro 

Fundada em 5 de julho de 1893, a Jucemg é mais antiga que a própria capital Belo Horizonte, criada quatro anos depois. Originalmente sediada em Ouro Preto, a instituição foi transformada em autarquia estadual em 1970 e hoje se destaca como protagonista no desenvolvimento econômico de Minas Gerais, aliando sua trajetória histórica à inovação tecnológica. 

Publicado em: 4 de Julho de 2025, há 23 horas.