Eventos de capacitação percorrem cinco municípios nas últimas semanas de agosto

Publicado em: 5 de Setembro de 2012, há 11 anos.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais / Sebrae MG, tem direcionado suas ações de forma a consolidar-se como instituição que prima pela capacitação e pelo aprimoramento de competências de seus servidores e colaboradores, bem como de seus usuários – grupo formado por empresários, empreendedores, administradores, contadores, contabilistas, advogados, despachantes e demais interessados nos serviços prestados pela autarquia. Desta forma, a Jucemg tem levado para diversos municípios mineiros, o programa dos Arranjos Produtivos de Capacitação, voltados para a comunidade empresarial e acadêmica, com o objetivo de fortalecer e estimular o desenvolvimento das empresas mineiras.

Nas duas últimas semanas de agosto, a Jucemg participou de seis APCs. Em Salinas (21) e Rio Pardo de Minas (22), as palestras foram ministradas pelo técnico de Gestão e Registro Empresarial, Moacir Alves, e em Timóteo (28) e Sabará (30), pela analista de Gestão e Registro Empresarial, Mariana Flores. O número de empresas ativas, quando somadas nas quatro cidades supera a marca de 9.000 estabelecimentos, o que justifica a atuação da Junta Comercial nessas localidades, que juntamente com o Sebrae leva também aos empreendedores conteúdo relativo à gestão desses negócios.

São apresentados aos participantes dos Arranjos Produtivos de Capacitação os serviços prestados pela Junta Comercial, como o arquivamento de atos de empresas, a autenticação dos livros mercantis, a emissão de certidões, a matrícula de tradutores e leiloeiros públicos, e de modo destacado o serviço Minas Fácil, responsável pela simplificação dos processos para abertura de novos negócios no Estado e presente em cada uma das cidades visitadas.

Comprovadamente, um dos maiores entraves para a abertura de novas empresas e para seu respectivo crescimento, é a burocracia. Através do serviço Minas Fácil, a Jucemg tem mudado esta realidade, eliminando o deslocamento do usuário por todos os órgãos envolvidos para a formalização da empresa, com entrega da documentação em um único local. A autarquia reduz assim, custos e prazos, permite que os empreendedores mineiros tenham maior controle sobre o andamento dos processos, maior acessibilidade aos serviços e consequentemente, recebam um serviço de qualidade.

Segundo Mariana Flores, ao facilitar e simplificar o registro de empresas e negócios, “a Junta Comercial de Minas contribui diretamente para a geração de riqueza e trabalho no Estado, reduzindo a informalidade empresarial, incentivando a economia local, a expansão e a competitividade dos empreendimentos, garantindo assim, o crescimento dos municípios”.

Duas outras atividades foram realizadas na capital. No dia 22, em parceria com a Escola de Administração Fazendária, a Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil, a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Finanças de Belo Horizonte, a palestra “Nova versão 3.5 do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ e os novos procedimentos do Cadastro Sincronizado Nacional e do Minas Fácil” abordou as novidades da versão 3.5 do CNPJ que foram implantadas no último dia 28. Durante a palestra, o gerente de Análise de Certificação de Atos Empresariais da Jucemg, Vinícius Mourão apresentou de que forma as mudanças irão impactar no atendimento da Junta Comercial. Já no dia 23, a analista Mariana Flores participou do Pinga-Fogo Fórum de Debates, realizado pela Federação dos Contabilistas de Minas Gerais, ministrando a palestra “Registro Empresarial – Como registrar e manter regularizada sua empresa na Junta Comercial”, e a atividade foi sucedida de esclarecimentos de dúvidas do público presente.

O programa Arranjos Produtivos de Capacitação é uma iniciativa da Jucemg que conta também com o apoio institucional da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais / Fecomércio e do Conselho Regional de Contabilidade / CRC. No mês de setembro, as atividades acontecem em: Belo Horizonte (06/09), Lavras (12/09), Brasília de Minas (20/09), Bocaiúva (21/09), Chapada Gaúcha (25/09), Buritis (26/09) e Pirapora (27/09). Mais informações serão divulgadas no endereço eletrônico www.jucemg.mg.gov.br.

Publicado em: 5 de Setembro de 2012, há 11 anos.