Programa do Estado de incentivo a startups recebe inscrições até esta quinta-feira

Publicado em: 17 de Outubro de 2013, há 10 anos.

[TECNOLOGIA]  Empreendedores do Brasil e do mundo têm até amanhã (17/10) para submeter seus projetos à seleção da primeira turma do SEED - programa de desenvolvimento do ecossistema de startups e empreendedorismo - do Governo de Minas. As inscrições estão abertas no site www.seed.mg.gov.br e já chamaram a atenção de 1.089 startups em 18 estados brasileiros e 21 países com destaque para a presença dos vizinhos da América Latina.

Para Leandro Campos, gerente do programa, o volume de inscrições deve se multiplicar na medida em que o prazo final se aproxima. “Vários empreendedores já iniciaram o processo em nosso site e estão ajustando detalhes para se adequar aos requisitos da seleção. Sabemos que, em muitos casos, grandes ideias surgem na última hora. Por isso temos a expectativa de um aumento significativo de ideias submetidas até o dia 17”, explica. A primeira turma de empreendedores a ser acelerada pela iniciativa do Governo de Minas tem início previsto para dezembro deste ano.

Além de capital semente não reembolsável de até R$ 80 mil, o programa oferece mentoria sob medida, com expoentes da cena de startups, formação empreendedora, espaço inspirador de coworking e conexão com uma comunidade global de empreendedores, por meio de parcerias firmadas pelo Governo de Minas.

Estão aptos para inscrição projetos com dois a três participantes que tenham idade mínima de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros em condições de permanecer no Brasil pelo período de participação no programa. Estes empreendedores devem apresentar potencial para contribuir no desenvolvimento do ecossistema local de startups e estarem dispostos a residir em Belo Horizonte durante seis meses.

Como o próprio nome indica, as startups devem estar em estágio inicial, isto é, planejando ou desenvolvendo um protótipo que impressione ou uma versão lançável de seu produto ou serviço. Além disso, os participantes compartilharão seu conhecimento com a comunidade através de workshops, cursos e oficinas. Com estas ações, o empreendedor apoiado receberá pontos que o permitirão avançar nas fases do programa.

"Temos um ecossistema totalmente favorável para o surgimento de startups e, agora, a partir do SEED, temos o incentivo governamental e financeiro que faltava para alavancar de vez a cultura empreendedora e tecnológica em nosso estado", afirma André Barrence, diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas, responsável pelo programa.

O SEED será composto, inicialmente, de duas turmas, com duração de seis meses e a participação de 40 startups por etapa.

Publicado em: 17 de Outubro de 2013, há 10 anos.