Exportações mineiras avançam 18% em maio e saldo comercial chega a US$ 1,47 bilhão

Publicado em: 7 de Junho de 2016, há 8 anos.

As vendas internacionais de Minas Gerais continuam avançando. Os dados da Balança Comercial do estado, divulgados nesta segunda-feira (6) pela Exportaminas, unidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), mostram que na passagem de abril para maio as exportações cresceram 18,2%. Os dados são levantados mensalmente em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP). Com o avanço, o saldo positivo atingiu o montante de US$ 1,47 bilhão em maio.

As exportações mineiras totalizaram US$ 2,04 bilhões, representando um aumento 15,1% em relação ao mesmo mês em 2015. Já as compras internacionais alcançaram US$ 570,19 milhões, demonstrando um aumento de 8,2% em relação ao mês anterior e uma queda de 23,9% com relação ao mesmo mês de 2015. O total comercializado pelo estado representa 11,6% das exportações e 5,1% das importações brasileiras no mês analisado.

A China se mantém como o principal destino das exportações mineiras, com 34,6% do total exportado pelo estado em maio. Em seguida, vêm Estados Unidos, com participação de 6,8%, Países Baixos, com 6,6%, e Japão e Argentina, com 5%.

A China é também o principal fornecedor de Minas Gerais, com 22,1% da pauta importadora, seguida por Estados Unidos, com 12,7%, Argentina, com 11,5%, Alemanha, com 7,9%, e Itália com 5,3% do total.

Os produtos que lideraram o ranking dos mais exportados por Minas Gerais em maio foram minérios de ferro (36,2%), ferro-ligas, ferro fundido e seus produtos (12,8%), café (11%), soja (8,8%) e ouro e pedras preciosas (6,2%). Na outra ponta, o estado comprou, nessa ordem, máquinas e instrumentos mecânicos (27,7%) automóveis e demais acessórios (11,3%), máquinas e aparelhos elétricos (10,3%), adubos e fertilizantes (5,9%) combustíveis e óleos minerais (4,3%).

Chile ganha destaque na Balança

De janeiro a abril deste ano, o Chile se destacou como importante parceiro comercial de Minas Gerais. As vendas internacionais do estado para o país aumentaram 79%, passando de US$ 34 milhões em 2015, para US$ 60,8 milhões de janeiro a abril de 2016.

Entre os segmentos que exerceram maior influência nesse resultado, há destaque para veículos-tratores, que de janeiro a abril de 2016 apresentou aumento de 78,5% no valor das vendas externas, indo de US$ 8,5 milhões em 2015 para US$ 15,2 milhões no primeiro quadrimestre de 2016.

Outro setor que apresentou avanço no período analisado foi o de carnes, que aumentou em 200% o volume de exportações para o Chile, indo de US$ 3,7 milhões para US$ 11,2 milhões. Com aumento de 64,3%, os produtos siderúrgicos mineiros aumentaram a presença no mercado chileno, o que na prática resultou em avanço de US$ 3,3 milhões para US$ 5,4 milhões.

O café mineiro também aumentou seu mercado no Chile, com crescimento de 19,3% (US$ 4,1 milhões no primeiro quadrimestre de 2016 e US$ 3,5 milhões no mesmo período de 2015), seguido por açúcares, com elevação de 180%, indo de US$ 1,2 milhão no mesmo período de 2015, para US$ 3,4 milhões no primeiro quadrimestre de 2016.

Exportaminas fomenta a inserção das empresas mineiras no mercado internacional

Com o apoio do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que tem a Exportaminas como coordenadora estadual em Minas Gerais, Viviane Moutim Duarte, diretora da Nazinha Produtos Alimentícios adquire experiência e conhecimento par inserir e melhorar a atuação dos produtos de sua empresa no mercado internacional.

No mercado há 34 anos, a empresa de biscoitos voltados para dietas restritivas (sem glúten e lactose), começou a exportar para os Estados Unidos em janeiro deste ano. Viviane Duarte conta que a participação no PNCE foi fundamental nessa ação. “Fizemos diversos cursos sobre adequação do nosso produto e também marketing internacional. Pretendemos estar presentes em todas as ações do Plano”, reforçou.

As empresas interessadas em participar do Plano podem entrar em contato direto com a Exportaminas por meio do site www.exportaminas.mg.gov.br.

Publicado em: 7 de Junho de 2016, há 8 anos.